Organização Mundial de Turismo (OMT): destaques de 2021
2021 tem sido um ano de aprendizagem e de adaptação para o sector do Turismo. Provou-se que só trabalhando em conjunto é que o sector pode superar desafios e abraçar oportunidades. Reunindo a comunidade global do Turismo e desenvolvendo acções concretas. A OMT liderou a resposta do Turismo com uma visão de não só sobre como recomeçar, mas como fazê-lo de uma forma mais inclusiva, inovadora e sustentável.
Janeiro - Março
Destaque do trimestre: a OMT começou 2021 por apurar os custos ocorridos com a crise pandémica durante 2020. Ao mesmo tempo, com o surgimento das vacinas criou-se esperança face ao futuro do sector. Foi reconhecido também o papel que a cultura e a criatividade irão desempenhar no reinício e recuperação do Turismo.
Abril - Junho
Este trimestre foi centrado na colaboração e a inovação. A OMT estabeleceu uma parceria com a IATA para a criação de um novo Destination Tracker para dar conselhos claros, imparciais e de confiança tanto para os turistas como para os destinos. Aposta também em acelerar o desenvolvimento rural através do Turismo com o lançamento das Melhores Aldeias Turísticas pela OMT em todas as regiões globais.
Julho - Setembro
A OMT apostou também no papel das soluções digitais para o reinício seguro do sector. Também olhou para um futuro mais sustentável no Turismo (redução dos resíduos e o consumo de plástico em todas as partes do sector).
Outubro - Dezembro
O último trimestre de 2021 começou com um optimismo cauteloso, uma vez que o Barómetro da OMT mostrou sinais de melhoria no número de chegadas turísticas durante a época de Verão no hemisfério Norte. A OMT foi a voz do Turismo na COP26 sendo um dos signatários da histórica Declaração de Glasgow.
Crescendo e avançando
A OMT ao reunir líderes políticos de todo o mundo para dar uma resposta forte e coordenada, através do envolvimento dos governos, destinos, agências da ONU e organizações internacionais em importantes eventos internacionais, junta esforços para repensar o Turismo que irá passar por encontrar soluções que construam um Turismo mais inteligente, mais ecológico e mais seguro. Com o compromisso de "não deixar ninguém para trás" significando para a organização que ninguém a nível global deve falhar. Em 2021, a UNWTO assinou acordos com organizações internacionais, e com o sector privado para ajudar a concretizar a visão do futuro do Turismo: inovação, educação, sustentabilidade, investimento verde e desenvolvimento rural.
28 Dezembro 2021